top of page

O que fazer em Curitiba? (de graçaaa!)

Olá galera, tudo bem com vocês?


Se vocês estão a procura de uma cidade cheia de atividades, gastronomia e muita cultura, apresento a vocês Curitiba! Aqui não falta lugares lindos e com muita facilidade para se conhecer.


Para facilitar o passeio tem o ônibus da Linha Turismo, que circula nos principais pontos turísticos de Curitiba. Com ela, é possível conhecer os parques, praças e atrações da cidade.


Segue alguns dos lugares que acho que valem super a pena vocês visitarem.



O Bosque Alemão, antiga chácara da família Schaffer com 38 mil m² de área, foi inaugurado em 1996. Uma das grandes atrações é a trilha que conta a história de "João e Maria" dos irmãos Grimm através de painéis de azulejo, você ainda pode ouvir contos na Casa da Bruxa (Casa de Contos).


Localização: Rua Francisco Schaffer x Rua Nicolo Paganini x Rua Franz Schubert

Acesso: Gratuito

Ônibus:

Jardim Mercês-Guanabara (atrás da Catedral)

Interbairros II

Primavera e Bracatinga (Travessa Nestor de Castro)



O Jardim Botânico de Curitiba, inaugurado em 1991, é uma área protegida, constituída por coleções de plantas vivas, cientificamente reconhecidas, organizadas e identificadas, com a finalidade de estudo, pesquisa e documentação do patrimônio florístico do País, em especial da flora paranaense. Dos seus 178 mil metros quadrados, mais de 40% de sua área total corresponde a um Bosque. A estufa de vidro, com 458m², foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres, abriga em seu interior, exemplares vegetais característicos das regiões tropicais.


Localização: Av. Professor Lothario Meissner x Rua Engenheiro Ostoja Roguski

Acesso: Gratuito

Ônibus:

Expresso Centenário/ Campo Comprido

Pinhais/Rui Barbosa

Cabral/Portão

Linha Turismo



Situado nas antigas pedreiras da família Gava junto ao rio Barigui, foi inaugurado em 1996, dentro do parque, o Jardim Poty Lazzarotto com: portal de acesso, mirante a 65m de altura, cascata e um grande jardim em estilo francês com canteiros de flores e espelhos d’água- de onde projeta-se o belvedere, na forma de terraço elevado em meio a um tapete verde.


Localização: Rua Oswaldo Maciel

Acesso: Gratuito

Ônibus:

Nilo Peçanha (Travessa Nestor de Castro)

Vila Nori (a partir da Praça Tiradentes)




O nome do parque é uma homenagem ao povo indígena que primeiro habitou a região de Curitiba. Orgulhosos de sua ascendência, tinham um belo porte, surge então o nome tingui, que significa "nariz afinado". Numa das entradas do parque está a estátua do cacique Tindiquera, feita pelo artista plástico Elvo Benito Damo.

O parque, com 380 mil m2, também abriga o Memorial Ucraniano, onde está implantada a réplica de uma igreja ucraniana onde são realizados eventos culturais e exposições. No Memorial pode-se encontrar loja, palco, portal, mirante, monumento em forma de "pêssanka" (ovos pintados à mão em filigranas para saudar a Páscoa) e campanário, baseados no estilo que caracterizam as construções da Ucrânia, de caráter histórico/cultural, homenagem à influência da cultura ucraniana na história de Curitiba.


Localização: Entre as ruas Rua Fredolin Wolf e José Valle, ao longo do Rio Barigui.

Acesso: Gratuito

Ônibus: Algumas linhas de ônibus passam a cerca de 300 metros da entrada do parque.

Raposo Tavares

Bracatinga

Fredolin Wolf



O Bosque Zaninelli, com 37. mil m2, foi criado a partir de uma área verde regenerada naturalmente após ter sido utilizada - desde 1947- para exploração de granito, o que originou um grande paredão de pedra e os lagos. Foi decretado bosque municipal de preservação em 1992.

Inaugurado com presença do pesquisador francês Jacques Ives Cousteau, tem como atração principal a Universidade Livre do Meio Ambiente (UNILIVRE) –uma edificação de 874m2 cujo aspecto marcante se reflete na forma original. Sua construção de troncos de eucalipto e vidro ressalta a potencialidade do eucalipto (industrial - proveniente de reflorestamento) explorado em seu limite. A estrutura de madeira chega a 15 metros de altura e tem balanços de 3 metros na estrutura que apoia a rampa helicoidal. O resultado é a perfeita integração, junto à vegetação, entre arquitetura e natureza.


Localização: Rua Victor Benato

Acesso: Gratuito

Ônibus:

Jardim Kosmos (Travessa Nestor de Castro)

Linha Turismo




O nome Barigui tem origem indígena e significa "rio do fruto espinhoso", em alusão às pinhas das araucárias nativas, ainda remanescentes. O lugar, uma antiga "sesmaria" pertencente a Mateus MartinsLeme, foi transformado em parque em 1972 pelo então prefeito Jaime Lerner. Por sua localização, próximo ao centro da cidade, e sua infraestrutura, o Barigui é o parque mais freqüentado de Curitiba.

Com sorte o visitante poderá encontrar uma das figuras mais populares da cidade, o polêmico jacaré do Barigui. Um jacaré-do-papo-amarelo adulto que costumeiramente toma seus banhos de sol às margens do lago. Há anos ele vive no local sem nunca ter incomodado os demais usuários do parque.

O parque, com 1.400.000 m2, conta com academia de ginástica que foi implantada em uma antiga olaria existente no parque, uma casa histórica readequada para instalação de um Bistrô, e ainda podemos encontra diversas opções de lazer, seja na prática de esportes, no churrasco de domingo, nas feiras do pavilhão de exposições, no Museu do Automóvel ou simplesmente nas caminhadas por um dos circuitos a beira do lago.


Localização: Entre a Av. Manoel Ribas e a BR-277, acessos: BR-277 e Av. Cândido Hartmann

Acesso: Gratuito

Ônibus:

Acesso pela Av. Cândido Hartmann

Bigorrilho Savóia • Capão da Imbuia/Parque Barigui (observar sentido)

Acesso pela BR-277

São Bráz • Montana • Tuiuti/Barigui • Campina do Siqueira/Santa Felicidade

Acesso pela Av. Manoel Ribas

Santa Felicidade • Jardim Italia





É o mais antigo parque municipal de Curitiba, inaugurado em 1886. Nasceu da drenagem de um terreno pantanoso. Passou por várias transformações ao longo do tempo, tendo sido conhecido como Jardim Botânico.

Foi o primeiro zoológico da cidade, com 69.285 m2, atualmente, o Passeio funciona como sede do Departamento de Proteção e Conservação da Fauna e abriga os pequenos animais que permaneceram quando o Zoológico foi transferido para o Parque Iguaçu em 1982. Outras atrações são o Terrário que, numa área de 156 m2, abriga 40 animais, entre serpentes e lagartos de espécies exóticas e raras, vindas de diversas partes do mundo e o Aquário que possui 30 variedades de peixes de rios e ornamentais da região amazônica e da África.


Localização: Rua Carlos Cavalcanti X Av. João Gualberto X Rua Presidente Faria

Acesso: Gratuito

Ônibus: Como o parque é bem centralizado as opções são muitas:

Circular Centro • Água Verde / Abranches • Juvevê / Água Verde • Ahú / Los Angeles (sentido Ahú) • Marechal Hermes / Santa Efigênia • Mateus Leme • Jardim Chaparral • Vila Suíça • Estudantes • Estribo Ahú • Fernando de Noronha • Laranjeiras • Paineiras • Santa Gema • Nossa Senhora de Nazaré • Expresso Santa Cândida / Capão Raso

Escolhi os parques que são mais conhecido e falados por aqui, se você conhece outro lugar legal e que acha que devo compartilhar me conta que posso montar outro post desse pra vocês!

Xoxo, K

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
bottom of page